quarta-feira, 29 de abril de 2015

A (Difícil) Tarefa de Manter as Contas em Dia

Para pagar as contas é fácil, basta dispor do dinheiro. Certo? Errado. Muitas vezes pagamos juros por contas que tínhamos o dinheiro para quitar, mas por um esquecimento ou desorganização, acabamos “jogando dinheiro na lata do lixo” ao pagarmos juros evitáveis.

Existem algumas formas de se evitar isso. Penso que a primeira coisa a ser feita é estabelecer uma data fixa em sua agenda para quitar os pagamentos mensais, isso é importante para estabelecer uma rotina, assim, você ficará condicionado a pagar as contas naquele dia.

E o débito automático não resolveria? O problema é que às vezes ele é falho e só ocorre quando há dinheiro disponível em conta na data do pagamento. O que esse post ensina são dicas comportamentais que podem fazer diferença na organização de suas finanças.

Suponhamos que você receba no 5º dia útil, como a maioria das pessoas que conheço. No caso, você poderia escolher, digamos, o dia que cair o seu salário. É importante, claro, observar a data de vencimento das contas a serem pagas, com base nelas talvez seja necessário estabelecer mais de uma data para os pagamentos. Fiquemos, então, com o quinto dia útil e o dia 20 de cada mês.

Para cada data escolhida, liste um grupo de contas que deverá ser pago, respeitando a data de vencimento de cada uma. Lembre-se que o objetivo aqui é deixar a tarefa a mais fácil possível. Essa lista de contas (por data) deve ser registrada num caderno, agenda ou qualquer outro dispositivo de fácil acesso.

Pense em que momento é mais fácil ou tranquilo para você fazer os pagamentos. Eu faço todos pela WEB e geralmente quando estou em casa aos fins de semana, mas conheço pessoas que gostam de ir ao banco (perder alguns minutos na fila). Independentemente do que você prefira, estabeleça um horário mais adequado para você fazer os pagamentos, como logo que chegar à sua mesa de trabalho ou logo que retornar para casa, no horário de almoço, folga etc. É importante definir o contexto (local, situação) no qual o comportamento ocorrerá.

Como não esquecer? Bem, uma vez definidas as datas, se você usa agenda de papel, gaste algum tempo escrevendo em cada um dos dias em questão a lista de pagamentos que você fará naquelas duas datas. Se dispuser de smartphone, tablet ou computador, você poderia programar na sua agenda virtual (como a do Google, por exemplo) avisos para as datas dos pagamentos. Existem opções como avisar no dia anterior, avisar no dia do evento, avisar por e-mail etc. Escolha a(s) que lhe for(em) mais apropriada(s). Atente para o fato de que você pode usar mais de uma forma de notificação simultaneamente. Existem pessoas que usam bastante o e-mail, pode ser que para elas seja mais interessante receber uma notificação por e-mail... Se você, como eu, possui uma caixa de mensagens explodindo ou evita perder muito tempo na caixa de e-mails, talvez seja melhor apelar para o smartphone.

Se você não possui nenhum aparelho moderno ou não usa muito o computador, celulares comuns podem dar conta do recado, desde que você saiba manusear o seu. Verifique se o seu aparelho tem alarmes que você possa programar para disparar em datas específicas.

Os lembretes em forma de notificações e alarmes são dicas ambientais importantes, o que em Análise do Comportamento chamamos de Estímulos Discriminativos, para que o comportamento "pagar contas" possa ser emitido.


Passos para "Pagar Contas":

1- Definir a(s) data(s) e listar as contas a serem pagas;

2- Estabelecer o local/situação/horário para efetivamente pagar as contas;

3- Marcar na agenda/tablet/smartphone/computador as datas e notificações (lembretes);

4- No momento que receber a notificação, pare o que está fazendo e dê prioridade ao pagamento das contas*.

* Caso não possa parar a atividade na qual está envolvido no momento da notificação (por exemplo, reunião ou dirigindo), procure atualizar a notificação para mais tarde, de forma que não venha a esquecer-se, pois os juros não esquecem de você quando o pagamento estiver em atraso.


Após você ter definido as datas, o contexto e programado os alarmes ou notificações, a probabilidade de você vir a pagar as contas em dia será maior. No entanto, algumas pessoas podem ter dificuldades persistentes em lidar com tarefas aparentemente simples. Se você se considera uma dessas pessoas, talvez a orientação de um profissional possa ser-lhe útil. Envie-me um e-mail em psicoeinvest@gmail.com.

Espero ter-lhe ajudado a manter as contas em dia e guardar mais dinheiro para os seus gastos pessoais.



Bons Investimentos!