Em investimentos, assim como em qualquer área de nossas vidas é preciso voltar, por vezes, a princípios básicos. Este é um deles e eu diria que é o principal para se chegar a ter economias para investir.
Se perguntássemos quem gostaria de tornar-se muito rico num grupo de amigos provavelmente todos levantariam a mão ou fariam uma cara do tipo "que pergunta idiota é essa?", já que a resposta parece óbvia. Porém o desejo de enriquecer precisa ser sistematizado em formas claras de se alcançar a abundância financeira.
Conheço pessoas que tem renda mensal de mais de 10.000 reais e vivem endividadas, conheço outras que ganham a metade disso e tem casa própria, casa de veraneio e carro na garagem, e tudo isso sem dívidas. É claro que isso diz respeito ao comportamento da pessoa frente às possibilidades que o dinheiro traz. Podemos ainda arriscar em falar de estilos de vida... Bem, o fato é que invariavelmente as pessoas, quando perguntadas, prefeririam não ficar devendo a ninguém e ter abundância.
A forma como nos relacionamos com o dinheiro pode dizer um pouco de quem somos e no que acreditamos. Quem não consegue "se segurar" e tem que adquirir sempre mais bens materiais, acaba comumente se excedendo e se endividando atoa. Tudo isso pode ser evitado e cito hoje alguns passos importantes para isso.
1. Gaste menos do que ganha
Para isso ocorrer você terá que, primeiramente, saber com o que gasta o seu dinheiro e montar um orçamento doméstico. É uma tarefa simples, mas que requer certo empenho.
2. Faça seu orçamento doméstico. Evite recorrer a empréstimos corriqueiramente, salvo para a compra de bens de longo prazo, como casa ou automóvel. Evite uso indiscriminado dos cartões de crédito, podem se tornar um grande problema para você. Limite seu número de cartões de crédito. Faça como as empresas, controle a entrada e a saída de dinheiro, depois defina um orçamento para cada tipo de despesa. Faça uma lista com todos os seus gastos e estipule um valor para cada bem de consumo, desta forma você saberá de forma bastante aproximada de quanto gasta para se manter mensalmente.
3. Reserve tempo para fazer sua gestão financeira.
Para tudo que importa na vida dedicamos algum tempo. É importante separar um momento, na semana ou no mês para gerir o dinheiro e programar depósitos em uma aplicação (poupança, por exemplo). Isso significa que parte do que você ganha deverá ser obrigatoriamente guardado. Alguns falam em 10%, outros em pelo menos 15%. Penso que quanto mais você economizar e aplicar, mais rapidamente alcançará a abundância e também poderá realizar alguns sonhos de consumo, sem ficar devendo na praça. Não seria legal viver com apenas metade do seu pagamento e investir a outra metade? Pense nisso...
Concluo este post afirmando que a fórmula mágica é sempre gastar menos do que o que se ganha. A partir daí você terá o famoso "dinheiro sobrando", que, perceba, não "sobrou", mas você se programou para que assim ocorresse.
Um forte abraço e bons investimentos!
DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro(a) leitor(a),
Ficarei feliz em ler seu comentário e respondê-lo.
Obrigado.
Daniel