quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A Interpretação do Sonho de Um Investidor Em Ações


Os sonhos são um tópico abordado na história desde a antiguidade, quando costumava-se recorrer a oráculos para se saber o seu significado. O livro de Daniel, no Antigo Testamento, está repleto de situações onde sonhos são interpretados.


Um dos livros mais famosos de Freud é o chamado “A Interpretação dos Sonhos” onde expõe como os sonhos são formados, o que pode interferir sobre eles e quais os mecanismos inconscientes envolvidos na elaboração onírica.

Agora vamos ao meu sonho... Há alguns dias fiquei feliz com a conclusão no mesmo dia de duas operações na bolsa. Uma com a ação BICB4 (BIC Banco) e a outra com CSNA3 (Siderúrgica Nacional), onde a primeira me rendeu 25% de lucro líquido e a segunda 50% de lucro líquido.
Como todo investidor em ações, já estava de olho na BBAS3 (Banco do Brasil) há algum tempo, mas vi que tinha valorizado muito nos últimos meses e estava na casa dos 30 reais (precificada, na minha opinião). Portanto, não comprei a ação na ocasião e deixei o dinheiro na conta da corretora por uns dias.

O SONHO

No primeiro dia que fui dormir após o evento sonhei com a seguinte situação:

“Um amigo (Augusto) me chamava para ir numa viagem de foguete à lua, juntamente com um outro amigo (Robério). A esposa de Augusto (Luciana) me explicava que ele queria muito fazer essa viagem, que era um projeto antigo dele e que ele queria que eu fosse junto... O foguete estava montado na parte externa de uma igreja presbiteriana que frequentei sobretudo durante minha infância (IPA-Fortaleza). Eu ficava muito intrigado com o convite e começava a argumentar com meu amigo (Augusto) sobre o porquê de ele querer fazer essa viagem absurda. Enquanto isso, ele lia concentradamente as instruções do foguete, sem me dar atenção, já o outro amigo (Robério) estava presente mas também nada dizia... Eu explicava para o Augusto que a viagem seria longa e enfadonha em um foguete apertado, sem nada para fazer e que eu poderia morrer nela e deixar meus filhos (Ana e Pedro) sem pai, afinal, ele não conseguiria pilotar devidamente o foguete, já que um astronauta demorava anos sendo preparado para tal intento, que ele pretendia aprender em uma semana, deixando claro que eu não participaria de tal viagem...”

Alguns detalhes do sonho foram suprimidos por eu compreender que não faziam parte da sua temática central, tendo relação com outras preocupações do dia-a-dia que não cabem ser mencionadas aqui.

A INTERPRETAÇÃO

No outro dia, acordei e fiquei pensando sobre o significado daquilo tudo e cheguei à seguinte interpretação:

O foguete disparando para a lua representava o preço das ações do Banco do Brasil que tinham disparado. A presença dos amigos no sonho poderiam significar outras partes de minha personalidade que estavam em conflito comigo mesmo, pois apesar de acreditar que ação estava cara (30 reais), os indicadores fundamentalistas como P/L e P/VPA indicavam que a ação poderia ser comprada sem problemas, mas mesmo assim achei que valeria a pena esperar um pouco. O perigo de eu morrer na viagem e deixar os meus filhos “sem pai” teria a ver com o fato de perder dinheiro na operação, dinheiro este que poderia ser usado para alimentar os meus filhos. O fato de o foguete estar montado na praça em frente à igreja onde eu cresci parece denotar um sentimento de segurança. A igreja era um lugar onde eu me sentia feliz e seguro. Portanto, apesar da dúvida em comprar a ação BBAS3, lá no fundo, eu tinha certeza que seria o melhor a fazer.

O SONHO E SUA RELAÇÃO COM A REALIDADE

Agora vamos à relação com a realidade (back to the future). No dia que não comprei a ação, dei uma ordem de compra sem vencimento a R$27,30 , pois pensei que seria um preço razoável para a compra. Alguns dias depois a compra havia sido executada pois a ação tinha caído, mas, na verdade, continuou a cair, de forma que hoje (26/11/13) fechou o seu preço em R$24,68 (mas como essa compra foi para o longo prazo e busco dividendos, não estou nem um pouco preocupado).

Moral da história... Gosto de pensar que só quem sonhou é capaz de interpretar o sonho de forma mais apropriada para si e sei que existem analistas que pensam assim também. Assim, quando sonhamos, devemos tentar encontrar em nós a solução daquilo que foi sonhado, ou seja, tentar de fato interpretar. Muitos sonhos escondem verdades importantes que podem estar diante de nossos olhos, mas a nossa consciência recusa-se a percebê-las.

Abraços e ótimos investimentos a todos!
Daniel

Tem um sonho para contar? Pode contar... Gostou do Post? Então deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro(a) leitor(a),
Ficarei feliz em ler seu comentário e respondê-lo.
Obrigado.

Daniel