terça-feira, 23 de agosto de 2011

Lição nº 1 - Nunca Perder Dinheiro!

Caros leitores, numa situação normal eu faria um post somente no fim de semana, no entanto este se faz mais que necessário, afinal... o blog atingiu a pequena (mais muito importante) visibilidade de mais de 100 pessoas. Ora, você pode estar se perguntando se eu não sou um desequilibrado, mas na verdade acho que não sou muito normal não, por isso, apesar de psicólogo insisto em escrever sobre finanças.

Tao de Warren Buffett, ONesta ocasião quero lembrar da primeira lição registrada no livro da foto ao lado. Segundo Buffett (um dos caras mais ricos do mundo, que construiu fortuna no mercado acionário), é importantíssimo lembrarmos de "nunca perca dinheiro". Mais interessante ainda é a lição nº 2: "Nunca esqueça da lição nº 1"!

Trazendo está máxima para o momento atual em que registramos quedas vertiginosas nas bolsa de valores mundiais, tendo a BOVESPA (a maior) queda dentre todas as grandes bolsas mundiais, encontramo-nos num momento importante para levarmos em consideração esse pequeno, mas precioso ensinamento.

Em momentos assim em que as cotações das bolsas despencam, da mesma forma os fundos de investimento têm suas cotas desvalorizadas ao sabor do "mau humor" do mercado, muitos se desesperam, chegando inclusive a infartar por verem o seu rico dinheirinho derretendo. A regra de Buffett é simples: não perca dinheiro - e eu acrescento - aguarde. Não se desespere, todo bom analista de mercado em algum momento sempre afirma que o mercado é ineficiente, por isso existem momentos em que podemos comprar ações de empresas sólidas e bem administradas a preços convidativos, em outros, vemos ações de empresas com sérios problemas de fundamentos e governança sendo vendidos a um preço exorbitante.

Poderíamos lembrar do dizer ligado ao senso comum que afirma que "tudo que cai, sobe". Os mercados se recuperam inevitavelmente - e eu arriscaria dizer - invariavelmente (ainda que leve anos), por isso lembre-se de ter cuidado neste momento com suas emoções, a fim de não se desesperar. Se você é daqueles que perde o sono pensando nas finanças e aplicações, talvez seja um bom momento para rever o seu "perfil de investidor", garantindo que invista seu dinheiro de forma a lhe trazer maior paz e serenidade (ou, pelo menos, menos preocupação).

Cuidado para não realizar o prejuízo fazendo resgastes desastrosos em fundos, ou vendendo suas ações simplesmente por acreditar que o fundo do poço está longe de chegar! Avalie suas possibilidades e objetivos, se puder aguardar, aguarde... se puder ir comprando mais ações a preços convidativos, faça-o, o importante é não perder de vista a regra nº 1 de Buffett.

Concluo agradecendo a todos os que leram, lêem e lerão este blog e reafirmo minha séria e prazerosa missão de escrever sobre investimentos, sobretudo para os neófitos, sempre com um viés psicológico e de investidor.

Bons investimentos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro(a) leitor(a),
Ficarei feliz em ler seu comentário e respondê-lo.
Obrigado.

Daniel