terça-feira, 4 de outubro de 2011

Aprenda a Investir em Ações

Ao abordar esse assunto, fico a lembrar do que me levou a querer me tornar um investidor e de pessoas importantes na minha tragetória de investidor nos últimos anos. Em um passado não tão distante li o livro do Gustavo Cerbasi "Casais inteligentes enriquecem juntos", da editora Gente. O livro foi comprado por 9,90 numa promoção. Minha esposa começou a lê-lo e o deixou de lado... foi aí que descobri que aprender sobre investimentos poderia se tornar uma paixão, o que de fato ocorreu. Os 9,90 reais investidos no livro ainda não me renderam milhões, mas já se pagaram muitas e muitas vezes.


Antes de comprar a primeira ação eu diria que seria prudente estudar o assunto. Já conversei com alguns (ex)investidores de ações e a maioria deles fala coisas como: "não tenho tempo de acompanhar o mercado, por isso me dei mal"; "perdi um bom dinheiro em ações"; "comprei ações há muitos anos e quando fui vender elas não valiam praticamente nada" e outras experiências de insucesso semelhantes a essas...

Qualquer pessoa quando houve alguém falar assim, fica logo assustada e responde "é por isso que prefiro investir em renda fixa". Quem afirma isso tem seus motivos, mas existe uma máxima no mundo financeiro que diz que para se obter ganhos maiores é preciso estar disposto a correr riscos maiores, ou ainda, os ganhos são sempre proporcionais aos ricos. O problema é que alguns se impressionam com a possibilidade de maiores lucros e esquecem dos riscos que estão correndo, daí porque alguns consideram a bolsa de valores como um casino.

Não há promessas aqui de que você vai enriquecer facilmente com esse tipo de investimento, mas se houver empenho e/ou você estiver assessorado por um bom profissional da área que tenha determinado o seu perfil de investidor e montado uma carteira adequada às suas necessidades de investidor, você sairá em grande vantagem em relação às pessoas citadas acima.

Qual o seu perfil de investidor?
Determinar o seu perfil de investidor é um passo muito importante, para isso clique aqui. Perceba que existem vários casos de grandes especuladores de Wall Street que se suicidaram após perderem milhões de dólares em intervalos de poucas horas ou dias. Mas você deve está dizendo para si que nem é um milhonário ou que jamais faria isso. Mas a questão é que mil reais podem ser o seu pote de ouro e perdê-lo pode doer na alma tanto quanto se tivesse perdido centenas de milhares de reais!


Você tem "estômago" para investir em ações?
É importante observar se você é uma pessoa ansiosa e se consegue manter o controle das emoções. Muitos começam a operar na bolsa de valores e ficam de tal forma ansiosos, que acabam viciados em acompanhar o mercado, gastando horas em frente ao computador para ver o sobe e desce frenético das cotações de suas ações. Como resultado disso perdem o sono, ficam cansados, excessivamente  preocupados e acabam vendendo as ações quando percebem que houve uma queda importante no valor das mesmas, realizando o prejuízo. Para essas pessoas (que pode ser qualquer um de nós), o mercado de ações é sinônimo de prejuízo. Evite assumir riscos incompatíveis com o seu estilo de vida ou personalidade, isso pode custar muito caro.


Você gosta de manter a disciplina?
O investidor precisa ter disciplina e, sobretudo, ter uma estratégia de investimento, pois planejamento ajuda a dissipar a ansiedade e a realizar lucros consistentes. Um boa forma de manter a disciplina é estabelecer um dia na senama para "dar uma olhada" nas ações. Se sua estratégia de investimento for de médio e longo prazo esta checagem poderá ser mensal, trimestral ou semestral, mas deverá ocorrer, pois na maioria dos casos, mesmo sendo acessorado por um profissional, você é quem decidirá em que momento vender as ações e realizar o lucro.
A disciplina e o planejamento lhe ajudarão a determinar, por exemplo, qual a percentagem de suas economias que serão destinadas ao investimento em renda variável - ações. Se seu interesse for comprar ações de empresas que paguem bons dividendos, deverá traçar uma meta de sistematicamente ir comprando ações de tempos em tempos, garantindo o aumento do capital investido, lembrando de respeitar a percentagem que você se propôs inicialmente a investir. Eu, por exemplo, acho razoável se investir até 30% em renda variável, mas há investidores que sequer investem em renda fixa. Veja que há gosto para tudo, pense na seguinte pergunta: Qual o seu apetite para o risco?
Bem-vindo À Bolsa de Valores - 9ª Ed. 2010 
Indico um livro que me ajudou a desmistificar e me sentir mais próximo do mercado de ações, mesmo, na época, nunca tendo usado um homebroker (ferramenta de investimento via internet). Chama-se "Bem-vindo à bolsa de valores", de Marcelo C. Piazza, da Novo Conceito Editora, agora editado pela Saraiva. O livro é especificamente escrito para iniciantes e apresenta um texto de fácil compreensão, com figuras, gráficos e exemplos factíveis.

Lembre-se de saber se você tem o perfil necessário para investir em ações, estude sobre o assunto em livros, acessando portais de notícias e blogs como este, defina um plano de investimento e, sobretudo, tenha disciplina, pois todos os que ganharam fortunas no mercado acionário a tem. E se achar que isso não é para você, lembre-se que não saber tocar piano não é motivo de vergonha para ninguém, afinal, nem todos tem a aptidão necessária para tocar bem um instrumento musical. Da mesma forma, nem todas as pessoas se tornarão bons investidores em ações e não há nenhum motivo de vergonha nisso, como diria Alexander Elder (ex-psiquiatra e investidor).

Lembro, ainda, que passei dois anos lendo livros sobre investimentos e ainda não me sentia preparado para começar, só utilizava simuladores de bolsa de valores como este aqui. Foi aí que meu cunhado me falou: "você tem que começar para ver como é." É sempre bom ter alguém com quem compartilhar as idéias sobre investimentos. Então, criei coragem, abri a conta na corretora, comecei e não pretendo parar tão cedo!

E aí, você está preparado?

Sim? Então, bons investimentos!

DF



4 comentários:

  1. Daniboy, tu quer qnto para cuidar do meu dinheiro? hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, ainda não faço gestão de recursos de terceiros, por enquanto, só os meus, mas quem sabe num futuro próximo cuido do seu dindin!
      Um abraço Victor e obrigado por postar seu comentário.

      Excluir
  2. Guilherme Henrique25/02/2012, 16:38

    Muito bom seus textos falando sobre investimentos. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Guilherme. Espero que sejam de proveito para você.

      Abraço e ótimos investimentos!

      Excluir

Caro(a) leitor(a),
Ficarei feliz em ler seu comentário e respondê-lo.
Obrigado.

Daniel